segunda-feira, 15 de novembro de 2010

PROGRAMAÇÃO DE GTs

2º DIA – 25/11/2010
DAS 14h às 15h30min

GT1
SALA 9 DO BLOCO DIÁTICO DE LETRAS
Coordenador: Maria do Socorro Aragão (UFC/UFPB)

1. O ALIB e o ensino-aprendizagem da língua portuguesa

Maria do Socorro Silva de Aragão (UFC/UFPB)

2. O Grupo de discussão o agir do professor de português como língua estrangeira: uma atividade de articulação entre a Pós-Graduação e a Graduação
Kaline Araujo Mendes (UFC) e Eulália Leurquin (UFC)

3. Um difícil caminhar: A formação continuada de professores de língua inglesa em Teresina
Beatriz Gama Rodrigues (UFPI)

4. Representações de professores iniciantes sobre sua inserção no gênero profissional
Francieli Freudenberger Martiny (UFPB)
5. Professor de línguas competente ou não, eis a questão?
Anie Gomez Nagamine (UNB)

SALA 03 BLOCO DIDÁTICO DE LETRAS Coordenador: Carlos Héric Silva Oliveira (UFSE)

1. A Olimpíada de língua portuguesa escrevendo o futuro e a formação de professores: lições e reflexões
Hildenize Andrade Laurindo (UFC/Colégio Militar De Fortaleza)

2. Sobre a formação de professores: o que dizem os alunos em memoriais de formação
Adriane Teresinha Sartori (UFMG)

3. A Constituição do sujeito professor a partir da interação na formação do Curso Normal
Carlos Héric Silva Oliveira (UFSE)

4. Estudos da Cognição Humana: Fundamentos para Formação de Professores de Língua Materna Da Escola Básica
Anita Maria Ferreira Da Silva (PUC-Minas/FAPEMIG) e Silvana Marchesani (UFV)

5. Linguagens Sobre O trabalho do professor: um panorama de teses e dissertações brasileiras de 2005 A 2009
Aline Leontina Gonçalves Farias (UECE) e Rozania Maria Alves De Moraes (UECE)

SALA 05 BLOCO DIDÁTICO DE LETRAS Coordenador: Abniza Pontes de Barros Leal

1. Do processo referencial da dêixis e da formação de professores
Abniza Pontes de Barros Leal (UECE)

2. Eu/tu, aqui e agora: e os dêiticos chegam à escola
Carlos Eduardo Ferreira da Cruz (UECE) e Maria Helenice Araújo Costa (UECE)

3. Preconceito linguístico: a fomentação do bullying em sala de aula.
Antônio Ciro Neves do Nascimento (FAP)

4. Vocabulário de expressões dos evangélicos: uma abordagem lexicográfica
Israel Saraiva Leão Júnior (UECE)

5. Relações de poder em sala de aula de estágio supervisionado de língua portuguesa
Marina Kataoka Barros

SALA 06 BLOCO DIDÁTICO DE LETRAS Coordenador: Maria Fabiola Vasconcelos Lopes (UFC)

1. Proposta funcionalista para a aula de língua inglesa
Maria Fabiola Vasconcelos Lopes

2. Mediação da aprendizagem por meio de atividades colaborativas com foco no output
Andreia Turolo da Silva (UFC)

3. Processamento de tarefas de múltipla escolha em testes de compreensão leitora: utilização de estratégias inferenciais
Maria Manolisa Nogueira Vasconcellos (UFC)

4. Formação de professores de japonês do núcleo de línguas estrangeiras da UECE - investigações sobre a abordagem comunicativa através da pesquisa-ação.
Laura Tey Iwakami (UECE)


GT2
SALA 02 BLOCO DIDÁTICO DE LETRAS Coordenador: Lucelane Cordeiro Nojosa de Freitas

1. Identidade, ética e crítica na pesquisa em Linguistica
Nádia Marques Gadelha Pinheiro (UFC)

2. Uma pesquisa qualitativa etnográfica sobre as relações interdisciplinares entre os vários profissionais que compõem um centro de atendimento educacional especializado (AEE) na cidade de Fortaleza
Lissa Mara Saraiva Fontenele (UFC)

3. As práticas de letramento em contexto de produção: o gênero relatório
Lucelane Cordeiro Nojosa de Freitas (UFC) e Eulália Leurquin (UFC)

4. Literatura e multimodalidade: análise multimodal de duas capas de uma obra literária espanhola
Andressa Luna Saboia (UECE) e Neyla Denize de Sousa (UECE)

5. A resenha na formação de professores de língua portuguesa
Vanessa Lima Martins (UFC) e Eulália Leurquin (UFC)

SALA 10 BLOCO DIDÁTICO DE LETRAS Coordenador: Argus Romero Abreu de Morais

1. Formação de professor: desconstruções e construção de saberes e fazeres
Alba Varela Gois Nascimento / Fátima da Silva Pereira / Laureci Ferreira da Silva

2. Aprendendo a ser “eu”: uma abordagem discursiva da aquisição do discurso pedagógico
Argus Romero Abreu de Morais (UFC)

3. O letramento virtual: a leitura de filmes na formação de professores
Maria Goreth de Sousa Varão (UFMG)

4. O Letramento crítico e a formação do professor de LE: reflexões sobre a Educação a Distância – EAD.
Raimundo Nonato Moura Furtado (UFC)

5. O uso do fórum de discussão na construção do letramento digital e na formação inicial de professores de E/LE
Cícero Anastácio Araújo de Miranda (UFC)

SALA 14 BLOCO DIDÁTICO DE LETRAS Coordenador: Aurea Suely Zavam (UFC)

1. A pedagogia imagética do cinema e o ensino de literatura: convergência de linguagens da arte na tessitura do conhecimento significativo do aluno do ensino médio noturno.
Jaiza Helena Moisés Fernandes (SEDUC/ CEARÁ)

2.Gênero publicitário no ensino: um meio de reflexão sobre a sociedade
Niege Guedes Matos (UFRPE)

3 Produção de material para a EAD e formação de professores
Aurea Suely Zavam (UFC)

4. Representação conceitual em anúncios de livros didáticos
Ana Karoline Saboia de Albuquerque (UECE) e Antônia Dilamar Araujó (UECE)

5. A escrita na sala de aula: o que pensa o professor?
Mônica de Souza Serafim (UFC)


GT3
SÓ OCORRE NO 3º DIA (26/11/2010)

GT4
SALA 15 BLOCO DIDÁTICO DE LETRAS Coordenador: Samuel de Carvalho Lima (UFC)

1. Atividades de produção oral em inglês propostas em ambiente virtual de aprendizagem
Samuel de Carvalho Lima (UFC)

2. Mobile learning em sala de língua inglesa: realidade atual e possibilidades futuras
Giselda dos Santos Costa (IFPI/UFPE)

3. Gênero digital e ensino de língua estrangeira: uso do email no ensino de inglês e espanhol
Tatiana Lourenço de Carvalho (UERN) e Samuel de Carvalho Lima (UFC)

4. A construção da argumentação nos fóruns da EAD: um exercício de análise
Silvana Maria Calixto de Lima (UNB)

5. Leitura de texto impresso e hipertexto: um continuum em sua compreensão
Regina Cláudia Pinheiro (UFC)

GT 5
SALA 16 BLOCO DIDÁTICO DE LETRAS Coordenador: Lena Lucia Espíndola Rodrigues Figueiredo

1. O espaço acadêmico e o vitalismo social
Dina Maria Martins Ferreira (UECE/UNICAMP)

2. Representações do papel docente em textos prescritivos: análise dos mecanismos enunciativos e das modalizações em Projeto Político Pedagógico.
Lena Lucia Espíndola Rodrigues Figueirêdo (UECE/UFC) e Eulália Leurquin (UFC)

3. Relatos de professores: um espaço para discussão acerca do fazer docente
Ana Maria Pereira Lima (UFC)

4. Atravessando o espelho: uma auto-análise na mudança das crenças de um professor que foi para o outro lado da sala de aula
Francisco Deivison Sousa Carvalho (UNB)

5. Vozes que emergem num grito: a poesia ressignificando a identidade de uma professora de inglês
Kátia Honório do Nascimento

SALA 08 BLOCO DIDÁTICO DE LETRAS Coordenador: Ana Cristina Santos Peixoto (UNIMONTES)

1. A tradução/fronteira como o local da diferença: choque de culturas e o texto híbrido
Thaís Ribeiro Bueno (UNICAMP)

2. Do fato global à escuta local: a tradução do acontecimento em relato midiático
Ana Elisa Toledo Lima Nascimento (UNICAMP)

3. A tradução como intervenção: a violência da passagem
Viviane Veras (UNICAMP)

4. A docência virtual do professor de língua portuguesa: identidade e saberes
Ana Cristina Santos Peixoto (UNIMONTES- UAB)
Ramony Maria Da Silva Reis Oliveira (UNIMONTES - UAB)

GT 6
SALA 20 BLOCO DIDÁTICO DE LETRAS Coordenador: Socorro Cláudia Tavares de Sousa (UNILAB)

1. Letramento literário: o poema na educação infantil
Socorro Cláudia Tavares de Sousa (UNILAB) e Maria Elias Soares (UFC)

2. A literatura além do ensino-aprendizagem: uma atividade de diálogo crítico, reflexivo e humanizado para a formação crítica do ser cidadão.
Maria da Paz de Freitas e Sousa (Colégio Dom Bosco/ Fundação Guimarães Duque)

3. A prática pedagógica e a leitura literária em sala de aula
Maria Aparecida Barbosa Da Silva (SEDUC/PE) E Lívia Suassuna (UFPE)

4. O lugar da literatura nos métodos de ensino de fle de 1990 a 2007
Adriana Maria Duarte Barros (UECE)

5. Reflexões sobre as ações e crenças de um professor de espanhol com relação ao uso do texto literário nas aulas do ensino médio de uma escola pública de Fortaleza
Girlene Moreira Da Silva (UECE) e Cleudene De Oliveira Aragão (UECE)

GT 7
SALA 23 BLOCO DIDÁTICO DE LETRAS Coordenador: Rozania Maria Alves de Moraes (UECE)

1. A manifestação da negação em francês e o seu ensino em FLE
Antônio Felipe Aragão dos Santos

2. Novas perspectivas para o ensino-aprendizagem de FLE – uma experiência da UFC
Jacqueline Freitas Bezerra (UFC)

3. Formando professores de francês língua estrangeira (FLE) no contexto de fortaleza: desafios e perspectivas
Rozania Maria Alves de Moraes (UECE)

4. Associando teoria e prática na formação inicial do futuro professor de FLE – uma experiência da UFC
Ticiana Telles Melo (UFC)

5. A legendagem como ferramenta digital no ensino-aprendizagem de francês como língua estrangeira
Larissa Maria Ferreira da Silva Rodrigues (UECE)

SALA 24 BLOCO DIDÁTICO DE LETRAS Coordenador: Ana Angélica Gondim (UFC)

1. Chutando o balde: expressões idiomáticas como representação cultural em PLE
Gislene Lima Carvalho (UFC)

2. Ensino de português como língua estrangeira e interculturalismo
Maria Erotildes Moreira e Silva (UFC)

3. Os gêneros orais em livros didáticos de PLE
Ana Angélica Gondim e Eulália Leurquin (UFC)

4. Aspectos relevantes sobre a aprendizagem de uma terceira língua
Elisângela Nogueira Teixeira (UFC)

5. O estudo das crenças no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras: alguns conceitos e possíveis relações
Maria Zenaide Valdivino Da Silva (UECE) e Antonia Dilamar Araújo (UECE)

SALA 21 BLOCO DIDÁTICO DE LETRAS Coordenador: Cristiane Maria Campelo Lopes Landulfo de Sousa (UFBA)

1. As crenças de aprendizes sobre a língua italiana: uma reflexão
Cristiane Maria Campelo Lopes Landulfo de Sousa (UFBA)

2. Mangia che ti fa bene ad imparare la lingua italiana.
Jadirlete Cabral De Andrade (UFBA) e Adriana Sciaretta (UFBA)

3. Do conto para a sala de aula: um percurso histórico na itália
Jadirlete Cabral de Andrade (UFBA)

4. Gêneros textuais e multimodalidade: alternativas de aprendizagem nas aulas de língua inglesa
Eulina Araújo Souza e Sílvia Mônica Moura Lima (UFPI)

5. O impacto do estudo da fonética/fonologia da língua inglesa na produção oral e na percepção auditiva dos alunos do curso semipresencial de letras UFC/UAB
Francisca Liliane Domingos (UFC)